JS vs JS · Typescript · Programar JavaScript numa outra linguagem

Saturday 15 May 2021

Starts 14:00 PM

Finishes 18:00 PM


Organized by JavaScript vs JavaScript


Venue: Online/Virtual

Address: Online event on your device
8600 Lisboa

Go to this event

About this event

JavaScript é provavelmente a mais popular linguagem de programação ao mundo. Deve a sua popularidade, como é óbvio, ao facto de ser a única linguagem suportada pelos navegadores internet (‘browsers’). Mas não só: uma grande vantagem da linguagem é a sua flexibilidade. Comparada com p.ex. Java ou CSharp, JavaScript dá mais liberdade ao programador para poder resolver problemas de várias maneiras. Outras linguagens são muito mais estritas, exigendo abordagens fixas e pouco flexíveis.

https://www.typescriptlang.org/docs/handbook/intro.html

”JavaScript is now one of the most widespread cross-platform languages ever created.”

········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ·········

À primeira vista, essa maior flexibilidade parece atraente para o programador, mas ela vem com uma maior exigência de disciplina da parte do programador. É bom para o programador experiente, mas JavaScript é muito desafiante para o programador junior.

········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ·········

Não obstante, em consequência dessa flexibilidade, o custo é que aplicações em JavaScript são muito mais sensíveis a ‘bugs’. Em outras palavras, há uma maior probabilidade de uma app em JavaScript falhar durante a sua execução, do que tipicamente acontece com apps escritas em linguagens mais estritas como p.ex. CSharp.

········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ·········

Felizmente, para quem gosta de (ou necessita recorrer a) JavaScript, existem ferramentas que facilitam a criação de webapps em outras linguagens, mas executá-las em JavaScript. P.ex. Kotlin é uma linguagem que pode ser traduzida (ou ‘transpilada’) para JavaScript. Durante a escritura do código fonte, Kotlin comporta-se semelhante a Java ou CSharp, descobrindo eventuais erros durante o ciclo de desenvolvimento, em vez de durante a execução da aplicação. TypeScript é outra linguagem com a mesma vantagem. Diz-se que Kotlin e TypeScript são linguagens ‘type safe’. Em termos humanos, isso significa que a linguagem tenta, o máximo possível, descobrir erros antes da execução, e não durante a execução.

Da mesma página web acima referida: “The goal of TypeScript is to be a static typechecker for JavaScript programs, a tool that runs before your code runs and ensures that the types of the program are correct.”

É isso que codificator.io irá demonstrar durante este evento: como podemos criar aplicações web (webapps), recorrendo à linguagem TypeScript, em vez de JavaScript. Será ainda demonstrado como TypeScript pode ser traduzida (‘transpilado’) para JavaScript.

O código fonte criado ao vivo neste evento, será partilhado com os participantes na plataforma Github.


This page last updated Wednesday 28 April 2021 at 16:04.

Problems? Report an error or inappropriate listing here.

Information displayed here is provided in good faith but we are not responsible for the content of any listing. Sometimes events can be cancelled or changed at short notice. Please check with the venue or organizer before you travel!