JS vs JS · Módulos JavaScript · Código fonte partilhado entre cliente e servidor

Saturday 12 June 2021

This event has finished.

Started 14:00 PM

Finished 18:00 PM


Organized by JavaScript vs JavaScript


Venue: Online/Virtual

Address: Online event on your device
8600 Lisboa

See other Online events events

About this event

O criador de Node (uma app que permite executar JavaScript sem ter de ser num browser, p.ex. num servidor) escreve em NodeJS.dev:

https://nodejs.dev/learn

”Node.js has a unique advantage because millions of frontend developers that write JavaScript for the browser are now able to write the server-side code in addition to the client-side code without the need to learn a completely different language.”

········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ·········

JavaScript-vs-JavaScript é uma iniciativa de https://codificator.io/ organizadora de formações de programação com 100% “Vanilla” JavaScript em ambos browser e servidor.

········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ·········

À primeira vista, isso realmente é fantástico, pelo que permite-nós criar web apps com muito menos código fonte, permite evitar a “tradução” de algoritmos para outras linguagens de programação e, sobretudo, alivia a pressão da manutenção de código fonte.

········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ·········

Não obstante, escrever código fonte que deve ser executado em plataformas diferentes, neste caso um cliente web (um “browser”) e um servidor web, tem as suas particularidades.

Por exemplo, quando um ficheiro de código fonte recorre a uma biblioteca (um API) num outro ficheiro, poderá fazê-lo declarando a sua importação (com uma instrução “import”). Mas se o ficheiro importador for EXECUTADO EM AMBOS UM BROWSER E UM SERVIDOR, existe o risco de p.ex. o browser tentar carregar ficheiros aos quais não tem acesso ou que simplesmente não precisa (porque a função do browser é de ser uma interface gráfica).

Em outras palavras, ao programar ficheiros fonte JavaScript que serão carregados por ambos um browser e um servidor, o programador terá de ter o cuidado de bem separar tudo o que o browser deve carregar do que o servidor deve carregar, quando ambos necessitam da mesma funcionalidade.

Essa tarefa não é trivial e exige grande cuidade quando recorre-se a instruções “import” e “export” no seu código fonte.

········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ········· ·········

Felizmente, existem padrões de desenvolvimento e de arquitetura de aplicações web, que permitem fazer exatamente isso: partilhar código fonte entre cliente e servidor, sem causar conflitos ou erros de carregamento de bibliotecas não desejadas.

É isso que codificator.io irá demonstrar durante este evento: como organizar código fonte partilhado entre um cliente e um servidor, que EVITA CONFLITOS DE CARREGAMENTO DE BIBLIOTECAS, recorrendo a uma arquitetura de software e padrões de desenvolvimento comprovadas.

O código fonte criado ao vivo neste evento, será partilhado com os participantes na plataforma Github.


This page last updated Saturday 22 May 2021 at 13:44.

Problems? Report an error or inappropriate listing here.

Information displayed here is provided in good faith but we are not responsible for the content of any listing. Sometimes events can be cancelled or changed at short notice. Please check with the venue or organizer before you travel!